top of page

Os pássaros de Ubatuba

 

Ubatuba é um dos lugares mais visitados do Planeta para a atividade de observação de pássaros! - "birdwatching" ( clik neste Link para ler mais sobre isto)

Alguns pássaros só foram avistados poucas vezes e muitos deles só em Ubatuba e isso traz muitos turistas do mundo todo ,aficcionados nessa atividade de birdwatching , o que movimenta o turismo na região e já fez com que alguns deles nunca mais voltassem as suas cidades de origem e passassem a morar definitivamente na região. Abaixo alguns exemplares facilmente vistos no Jardim da casa , basta oferecer mamão e banana que eles aparecem....

Tiê-Sangue nos jardins da casa de Ubatuba
Tiê-sangue

Ave símbolo da Mata Atlântica e uma das mais espetaculares do mundo, o tiê-sangue (Ramphocelus bresilius), também conhecido como sangue-de-boi, tiê-fogo, chau-baêta e tapiranga, é uma ave sul-americana passeriforme da família Thraupidae, reconhecida pela beleza de sua plumagem vermelha.

A plumagem do macho é de um vermelho-vivo, que deu origem ao nome. Parte das asas e da cauda são pretas. A espécie apresenta dimorfismo sexual, sendo a plumagem da fêmea menos vistosa, de cor parda nas partes superiores e marrom-avermelhada nas inferiores.

Canário-da-terra nos gramados da casa de aluguel em Ubatuba
Canário da terra

O Canario da Terra, de nome científico Sicalis flaveola brasiliensis, também é conhecido como canário-da-terra-verdadeiro, canário-da-horta, canário-da-telha (Santa Catarina), canário-do-campo, chapinha (Minas Gerais), canário-do-chão (Bahia), coroinha, canário-da-terra e cabeça-de-fogo, é uma ave admirada pelo canto forte e estalado.

Tamanho aproximado: 13,5 centímetros. Peso médio: 20 gramas. Cor amarelo-olivácea com estrias enegrecidas nas costas e próximo das pernas. Asas e cauda cinza-oliva. A íris é negra e o bico tem a parte superior cor de chifre e a inferior é amarelada. As pernas são rosadas.

Saíra-Sete-Cores nos jardins da casa de aluguel em Ubatuba
Saíra-sete-cores

A saíra-sete-cores é uma ave passeriforme da família Thraupidae. Também conhecida como Saíra-de-bando.

Mede cerca de 13,5 cm de comprimento e pesa 18g. A fêmea é mais pálida e ao imaturo falta a cor viva do uropígio. Possui pelagem muito colorida. Cabeça e peito azuis-piscina, faixa preta na parte frontal da garganta, nuca amarelo-alaranjado barriga e cauda esverdeados, cauda com faixas negras. Dorso negro com asas intercalando as cores verde, azul e preta. Base do bico preta.

Tucano-de-bico-verde nos jardins da casa de aluguel de Ubatuba
Tucano de bico verde

O tucano-de-bico-verde é uma ave piciforme e da família Ramphastidae.

Tem cerca de 48 centímetros, boa parte correspondem ao bico. Pesa em torno de 320 g a 400 g. Apresenta papo amarelo e bico verde. O serrilhado do bico é bem desenvolvido e realçados pela cor vermelha sangüínea. É o único Ramphastos a apresentar um ângulo acentuado na base da mandíbula inferior.

bottom of page